Invenções...

Quando estamos cansados, o jeito é repousar.

Quando estamos ociosos, o jeito então é pedalar.

Quando estamos ociosos, mas não pedalando,

bem, aí o jeito é inventar...



 
Invenções...
(Paulo R. Boblitz - dez/2010)

Eu pedalava mas não conseguia sair do lugar.

Eu embalava, mas mesmo assim, rápido colocava os pés no chão para não cair.

Quando estava quase desistindo, passou um amigo e gritou:

- Tem que pedalar para trás!

- Como assim, para trás!? - perguntei, estranhando.

- É!, essa é a nova invenção do Beto...

E lembrei que havia colocado a bicicleta na revisão. Olhei para baixo e vi uma confusão de coroas, sistema complicado de voltas que invertiam o movimento dos pedais.

Montei novamente e pedalei ao contrário, e a bicicleta começou a andar para frente.

- Mas que invenção mais besta, sô!? - fiquei pensando, enquanto gaguejando pelo guidão, ia me deslocando.

Liguei para o Beto, ele atendeu e fui logo perguntando:

- Beto!, que peste é essa da gente pedalar pra trás?

- Ah!, é o novo sistema que inventei...

- Mas, pra quê? Do jeito que tava, não era bom?

- É que eu enjoei de regular esses câmbios... Aí fiz esse, que é pra gente mudar um pouco, né!? Gostou?

- Não! Onde já se viu pedalar para trás e a bicicleta andar para a frente?

- Então a gente desfaz, mas só daqui a um mês, pois estou viajando de férias...

Pensei num nome feio e desliguei. O jeito era continuar daquela forma até que o Beto voltasse.

Pedalei, pedalei e precisei mandar minha bicicleta para a revisão. Como o Beto já havia voltado, modificou meu sistema propulsor para o que era antes.

Quando montei e fui pedalar, precisei colocar os pés no chão para não cair.

- De novo!? - pensei.

Peguei o telefone e liguei para o Beto:

- Ô Beto!, você desfez a engenhoca..!

- Foi..! Você não tinha pedido?

- Mas eu já estava acostumado...

E começamos a discutir, até que o despertador tocou e acordei. Tinha sido apenas um sonho...

Rápido tratei de desenhar as coroas, o câmbio, algumas catracas..., daquele jeito..., ou teria sido desse outro jeito..? E fiquei matutando até que cansei, ligando então para o Beto:

- Beto!? Ó, tenho aqui uma invenção boa pra você fazer...

- O que é?

- Um sistema de pedalar ao contrário...

E começamos a discutir, aliás, estamos discutindo até hoje...

Alguém tem alguma sugestão?

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário