A bicicleta, uma integração...

Ela é solitária,

cada um na sua...

Quando juntas, porém,

em conversa, não se sua...


A bicicleta, uma integração...
(Paulo R. Boblitz - jul/2011)

Ontem me encontrei com o Ricardo Hsu. Fazia tempo que não pedalávamos juntos, em torno de 1 ano e meio atrás, quando trilhamos sobre Bonito e Serra Negra, em Pernambuco.

Estava ele com um grupo novo de ciclistas, o Vida de Bike.

Em se tratando do Hsu, cheguei perto dele e, preocupado e discreto, perguntei:

- E aí? É tudo fera?

- Não, não... A gente só anda a 23 ou 25 quilômetros por hora...

- Mas isso não é treino para você..! - exclamei.

Ele me sorriu e disse que já havia treinado à tarde. Aquilo ali era só para relaxar...

Olhei em volta e a turma continuava crescendo, bonita porque saudável, porque bicicleta tem dessas coisas: fortalece os ânimos, tonifica os músculos, produz saúde e mais vida. Uma chuva fina começava a nos intimidar, mas o otimismo nos dizia que logo passaria. Nos escondemos debaixo das árvores e ela logo foi embora.

Alguém deu um apito longo e partimos. Em pouco tempo a chuva retornava e nos atacava com vigor e vento forte a produzir um gostoso frio. Debandou um bocado de gente, mas mesmo assim o grupo continuou grande.

Pegamos a avenida Beira Mar até encontrarmos a ciclovia, onde verificamos mais algumas baixas, gente iniciante que não conseguia nos acompanhar. Esperamos um pouco e continuamos, ainda o grupo com muita gente. Entramos pela avenida João Bebe Água e seguimos até o bairro Eduardo Gomes, onde paramos num mercadinho, para os que quisessem água ou algum alimento.

Enquanto não chegávamos no mercadinho, numa bonita ladeira empinada, seguida de mais outra, alguém mais acima numa escadaria, talvez mais alegre pelo efeito etílico, nos começou a gritar:

- Viva a cultura..! Viva a cultura..! Viva a cultura..!

Quase que colocava os pés no chão, pois subir ladeira e rir ao mesmo tempo, só para quem tem bastante gás...

Já no mercadinho, um pouco afastado, fiquei observando a turma jovem a rodear o Ricardo Hsu, quarentão vencedor, campeão de muitas provas, disciplinado ciclista a motivar muita meninada. Estava ele a explicar algumas coisas aos tantos ouvidos atentos, que de onde eu estava, não conseguia ouvir.

Há cerca de 6 anos atrás, sofreu um acidente no Tendão de Aquiles, recuperando-se com uma bicicleta. Passou a pedalar onde todos os iniciantes começam, no Aracaju Pedal Livre, e desde esse dia, a bicicleta lhe modificou a vida; hoje é exemplo para muita gente...

Já de folga da garotada, me viu e se aproximou com o Roberto, o Márcio e a Darlene, os organizadores do Vida de Bike; nos apresentou e conversamos sobre muitos projetos, um deles em conjunto com o grupo Turma da Bike Lagarto, da cidade de Lagarto, que já chegou à marca dos 400 ciclistas num só passeio, gente alegre, entusiasmada, também com muitos planos pela frente, e logo me convidaram para uma trilha noturna, da cidade de Lagarto até a Fazenda Bonfim, onde existe uma estátua de Cristo no pico do morro.

Topei, já imaginando tanta gente piscando no meio da noite, como vaga-lumes vermelhos...

Quinta-feira passada, 21 de julho, a Turma da Bike Lagarto veio até Aracaju, cerca de 50 deles, abrilhantar o passeio do Vida de Bike, todos fazendo uma bonita festa. Foi um pagamento à visita que o Vida de Bike fez lá na cidade de Lagarto, dívida boa de se pagar...

Hoje pedalei com o Vovô, um sujeito sensacional que pedala e conversa, pelo meio dando carão...

Amanhã é quinta-feira e vou me encontrar com outro sujeito, também com quem não pedalo há bastante tempo, o Araujo, aquele que nos toca a subir ladeiras até a gente cansar ou pedir penico...

Já estou ouvindo ele me cobrando:

- Vamo Blitz! Vamo Blitz!

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário