De Bariloche à Terra do Fogo, em Bicicleta

Um dia a gente acorda, levanta diferente...

Um dia a gente se resolve e faz...

Um dia a gente enfrenta, pois, que diabo é empecilho!?

Um dia a gente pára e vai embora...

Mas o que a gente fez, fica para sempre...



De Bariloche à Terra do Fogo, em Bicicleta
(Paulo R. Boblitz - ago/2010)


- Boblitz, você já ouviu falar em Antonio Olinto? - perguntou do outro lado da linha, o Cabra Véio...

- Não..! - respondi enquanto com a outra mão manejava o máuse.

- Te mandei uma mensagem com o endereço dele; dá uma entradinha e depois me liga... - finalizou o Omar.

Desligamos e eu fui lá no endereço http://www.olinto.com.br

Como eu demorava a ligar de volta para o Omar, ele não se conteve e ligou novamente:

- E aí, o quê que achou?

- Ainda estou verificando... Ele já pedalou pra caramba..!

- Eu sei! O que eu quero saber é quais Guias nós compramos?

- Todos! - respondi

- Todos!?

- Vou escrever para ele e ver se barganhamos...

E desligamos novamente. Parei o que fazia e comecei:

Para antonioolinto@gmail.com, com cópia para Cabra Véio Omar@...

Assunto: Guias Antonio Olinto


Prezado Olinto,

Somos cicli
stas e blá, blá, blá... Ele nos respondeu com rapidez, apresentando-nos um desconto bom. Então fizemos o pedido, depositamos o valor diretamente na conta corrente do Autor das Obras, e já recebemos os Guias, autografados por ele e pela Rafaela, Autora também.

Todos os Guias são de ótima qualidade, acompanhados cada um com seu disco DVD, m
as o mais importante, o conteúdo que é prático e voltado para o ciclista viajante. De Bariloche à Terra do Fogo em Bicicleta, é o único trabalho apenas em DVD, exatamente por onde comecei. Depois lerei os Guias, principalmente o do Caminho da Fé, prestes a nos acontecer daqui a 13 dias...

Muito bem editado, perfeito nas filmagens e depoimentos, me levou a sonhar e vibrar com o som das pedras sendo deslocadas, com o barulho dos regatos sendo cruzados, o vento a uivar protestando, a chuva fria querendo minar-lhes os ânimos, mas logo tudo era passado e novas etapas, novos desafios eram enfrentados.

Com eles vinham as paisagens, sempre renovadas a renovarem os espíritos, as novas amizades a recomporem os estoques de sorrisos, enfim, a Natureza pródiga em surpresas, dessas que nos povoam as almas de muitas felicidades.

A trilha sonora até parece que foi composta para cada etapa mostrada, principalmente a da cena, aproximadamente na metade do vídeo, que mostra mãos delicadas e femininas cuidando da tralha que deve seguir, forrando cada pratinho com um pano macio, mesmo fora de casa a cuidar da casa, amor e carinho, ordem sempre a tratar do ninho, não importa o tamanho dele, nem onde ele se encontra.

Fizeram uma trilha e tanto, 2.500 km em 2 meses, tomaram banho gelado em pleno degelo, mil agulhas que nos espetam com carinho, e depois nos reconfortam como se tivéssemos saído da acupuntura.

A aventura foi dos dois, Antonio Olinto e Rafaela Asprino, mas o sonho foi também meu, pois remeteu-me às lembranças de quando andei pelo meu Caminho de Santiago, solitário a navegar para dentro, a reparar a mente, observar as pequenas coisas, os muitos sinais, da beleza de Deus em nos eleger.

Quem trilha ou peregrina, é diferente, é especial, traz na fronte um grande aviso que é amigo, os olhos brilham e conquistam as amizades, das pessoas que nos cruzam, dos animais que nos espreitam, dos pássaros que nos brindam, das intempéries que nos cercam sem as tantas asperezas, pois não conseguimos nos irritar, como aquela pequenina pedra que me acompanhou por longos 3 km até que eu pudesse desencilhar a mochila, encostar-me em algo que não estivesse cheio de lama e descalçar a bota. Ainda me arrependo de não ter guardado aquele grão intruso e arrogante, que ficava se movendo conforme eu andava, para me espetar a sola do pé direito onde queria.

Ver o dois trilhando, me fez lembrar do meu Camino del Santiago, da emoção em tê-lo cumprido, mas não vou misturar os assuntos...

Recomendo a todos vocês, o desafio, seja ele qual for. Visitem Antonio Olinto e Rafaela Asprino, escrevam para eles, comprem sem medo as suas publicações, seus próprios sonhos que um dia tornarão realidade.

Olinto e Rafaela agora são nossos amigos e um dia pedalaremos juntos, afinal as bicicletas têm rodas e pedais para isso mesmo, não importa o onde, a distância ou a trilha...

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário