Questão de justiça

Este é um adendo importante à crônica já publicada "O Paraíso ainda existe".

Com ele, fazemos justiça aos 6 bravos companheiros que pedalaram de Aracaju até quase Recife.

Confiram abaixo, para orgulho de todos eles...



Questão de justiça
(Paulo Boblitz - set/2009)

Ontem, quando eu pedalava, o amigo me abordou:

- Mas Boblitz!, você não citou os nossos nomes..! A gente saiu dois dias antes..!

- É..., embora eu tenha citado o fato, não os citei nominalmente...; foi um esquecimento imperdoável...

Ele se referia à trilha Maceió - Recife, mas haviam saído de Aracaju, onde todos moramos. Enquanto fomos de ônibus, eles foram pedalando.

Como justiça não tem tempo certo para ser aplicada, nunca é tarde...

Os injustiçados, na ordem alfabética, foram:

- Edmundo Barriga
- Djalma Gustavo
- Gilton Mello
- Raimundo Mundoca
- Ricardo Hsu
- Thiago Hulk

A relação acima está na ordem alfabética sim, pois se chamarmos Edmundo, ninguém conhece...

São uns animais..!; pedalaram em 5 dias, 530 quilômetros, dos quais 185 no primeiro dia, 110 no segundo, ambos contra o vento, que estava com a peste!, ainda por cima transportando bagagem...

Só em pensar, a bunda dói...

Vamos raciocinar...; dirigindo, podemos dizer que estamos confortáveis, mas dirigirmos 4 horas na mesma posição, é cansativo... Imaginem então pedalar 13 ou 14 horas, quase que seguidas!?

A bunda de vocês, não está doendo?

Não tiveram carro nenhum de apoio! Foram na marra e na raça, reparando aqui, acolá, algum pneu...

Eles são aqueles que saíram na quinta-feira logo cedo, debaixo de chuva forte, daqui de Aracaju. A primeira noite foi dormida na praia do Pontal do Peba, em Alagoas, depois que cruzaram o maravilhoso rio São Francisco.

Na segunda noite, pernoitaram na praia do Francês, onde os resgatamos por volta das 4 horas da manhã, de uma madrugada enluarada e fria. Mais duas horas e saímos todos de Maceió, primeiro dia nosso, terceiro dia deles...

Pedalaram neste terceiro dia, exatos 120 quilômetros.

No quarto dia, com bastante sol, ladeiras e rodovia, foram 90 quilômetros, onde por volta do segundo terço desse trajeto, Barriga e Hulk se envolveram no acidente que tiraria Hulk do passeio - ele deslocou o ombro.

No quinto dia, apenas 25 quilômetros de trilha pela Mata Atlântica, desgastante pelo tipo de terreno, e praia de Calhetas, vizinha à de Gaibu, onde estávamos.

Em cinco dias, quase cruzaram Portugal de norte a sul (550 km); fizeram dois terços do Caminho de Santiago, se tivessem partido de Roncesvalles (792 km); teriam quase cruzado a França em seu ponto médio (642 km), de leste a oeste, e por apenas 10 km, não teriam cruzado a Alemanha em seu ponto médio também, mesmo sentido leste-oeste.

É muito chão, podem acreditar... Se tivessem um gerador instalado na bicicleta, teriam vindo gerando, calculando por baixo, uns 60 W cada um, uma lâmpada razoável, acesa durante o trajeto...

É bastante energia... Agora entendo por que o Gilton come tanto...

* * *

2 comentários:

  1. Realmente, só de falar dói a bunda!!
    Mas queria muito ter feito parte desse grupo, testar meu limite entende?
    Infelizmente, nem com eles e nem com vocês, pude participar dessa aventura.
    Espero que a próxima, eu possa estar junto a vocês.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, o giltão come que nem um Leão deveriamos mudar ao inves de ser o Gilton Ciclista de Melo para Gilton Leão Ciclista de Melo!!! Pessoa a viagem foi maravilhosa apesar de todos os contra-tempos, pneus furados, solzão e realmente o vento contra estava destruindo tinha trechos que não conseguimos impor nem 20km/h!!! Mas estamos todos bens, planejando agora o nosso proximo Tour Aracaju - Natal, ai sim iremos fazer o percurso de Santiago!!!! Um forte abb!!!

    ResponderExcluir