Laranjeiras

Cumpri minha promessa; rezei no alto da ladeira, lá de onde avistamos as grandezas do Pai...

Talvez mais próximos do Céu, sejamos ouvidos com maior clareza...; que minha amiga seja protegida...

Laranjeiras é uma ilha no meio de tanto verde, a cor da vida...

Estejam à vontade no meu blogue.

E que se sintam contagiados, assim como confesso que estou...

Laranjeiras
(Paulo Boblitz - set/2009)

Foram quase 76 Km entre ida e volta, debaixo de chuva na maioria... É o tempo chuvoso indo embora; a Primavera se chegando, as ondas de calor se insinuando...

Saímos cedo, ali pelas 6 e mais um pouco. Tchê estava lá mas resolveu pedalar até o Mosqueiro. Tinha compromisso às 9...

Saímos Zé Luiz na liderança, Tzara na vice, Torres com seu guidão levantado, Marília e Moisés namorados, e eu fechando o grupo, 6 ao todo, num dia chuvoso, dia molhado, nuvens pesadas no horizonte, água com porcarias a ser levantada, pelos pneus com cravos, pelos pneus lisos - tempo de pedalar calado...

Pegamos o centro da cidade, e de lá seguimos em ziguezague cortando caminho, seguindo por uma periferia não muito lembrada, cuidado nosso para não sermos abordados, e mais um pouco a estrada livre...

Subindo e descendo, passando marchas, já estávamos devidamente encharcados, cada um com um trilho nas costas, das sujeiras do chão...

Domingo, dia calmo, dia gostoso...; passamos por uma Assembléia, do lado de fora um carro de som a chamar os fiéis, que mais seriam o orgulho do Pai, se no campo Dele estivessem navegando - é o dinheiro da fé...

Passamos de Laranjeiras e fomos até a usina de açúcar Pinheiro, vistas até se perderem, de plantação de cana...

Torres brincou na Portaria, perguntando se tinham rapadura...

Pelo caminho, água na boca logo se criou, pois Zé nos mostrou um estradão a ligar o Município à outra BR, a que vai para Areia Branca e Itabaiana. Ficou a promessa de lá voltarmos no verão.

Laranjeiras está apenas a 9 metros acima do nível médio do mar, mas para lá chegarmos, temos que pedalar por boas montanhas, hoje pavimentadas e habitadas. Tem cerca de 30.000 habitantes, duas fábricas de cimento importantes, uma de fertilizantes, desculpem aqui se por acaso erro nos municípios...

Cidade antiga, era para ser a capital de Sergipe, não logrando êxito por uma manobra política do Barão de Maruim; tem um casario colonial de fazer inveja a qualquer outra grande e velha região.

Pedalamos sobre pedras toscas e desiguais, as melhores faces voltadas para cima, num calçamento para lá de centenário, que a cada dia vai encurtando pela lógica intromissão do progresso e seus confortos.
Paramos e observamos, várias mulas encilhadas, povo tradicional se locomovendo.

Seguimos até a Igrejinha Bom Jesus dos Navegantes, com sua ladeira infernal... Apenas Zé Luiz e Moisés a subiram devidamente montados; o resto só conseguiu chegar até o meio dela, muito boa para bodes e cabras...; terminamos empurrando ladeira acima, para ver na outra colina, a Igreja do Senhor do Bonfim.

Cumpri minha promessa à amiga de longe, de além mar, e rezei um Pai Nosso; pedi que a protegesse, pois vive em missões de buscas e salvamentos, e patrulhamento também - fez aniversário ontem, dia 19 de setembro...; parabéns para você, Ana...

Olhando as tantas montanhas, a igreja soberba lá no alto, lembrei de Santiago, do Camino (Caminho), das tantas subidas e descidas que andei, dos tantos quilômetros que percorri, e mais agradeci...

Não fosse a alegria que vamos trocando pelo caminho, o trabalho todo seria estafante; trocamos energias, nos revezamos, nos incentivamos, nos solidarizamos - isso faz qualquer caminho menor...

Hoje, eu e Marília aproveitamos melhor: aprendemos a soltar as mãos do guidão e pedalamos, livres, como se estivéssemos a voar...

Cheguei tarde em casa; lavei minha tralha, pois não tem graça sujarmos para os outros limparem, almocei, dormi um pouco e agora escrevo, enquanto a lembrança não vai embora.

Domingo que vem? Quem é que sabe? Para algum lugar estaremos pedalando...