A Trilha que não fiz...

Quanto mais se vive,

mais se aprende lições...

E nas lições acabamos descobrindo,

os valores que ainda não temos...



A Trilha que não fiz...
(Paulo R. Boblitz - abr/2010)


Vivemos como trilhamos, caindo, levantando, competindo, enfim, subindo e descendo pelas dificuldades e facilidades que vamos encontrando pela frente, a cada dia que amanhece.

Ambas são reais, vida e trilha; ambas têm seus vales, seus córregos dourados, suas sombras refrescantes...

Não pude fazer a trilha com que tanto esperava; meu amigo me tirou a cabeça, o ânimo e a determinação.

Pombinho, aquele meu cavalo maluco, foi covardemente atropelado; hoje, no dia da trilha, amanheceu morto. Lutamos, eu, meu filho e todos os empregados amigos, Pombinho principalmente, mas a trilha foi muito mais pesada e venceu.

Foram quinze dias de sofrimento para o pobre animal, machucado principalmente por dentro, subindo, descendo, nos emocionando, até que finalmente caiu, nos dando sinal de que estava abandonando a luta.

O reerguemos, 500 kg reduzidos à metade, lhe dissemos palavras de coragem, e ele reagiu, talvez para que a última imagem dele ainda fosse de pé, valente como sempre foi, trabalhador e responsável, obediente e disciplinado.

Emocionado deixei o Pombinho ontem à noite, amparado num jirau feito às pressas, para que ele pudesse manter-se de pé; amanheceu fora dele, arranjou forças e saltou dos troncos, pois quis morrer deitado.

Talvez se Pombinho soubesse rezar, suas preces teriam se juntado às minhas; me pergunto por que Deus deixou que ele sofresse por tanto tempo. Agora também me pergunto, por onde andará o verdadeiro animal que fez isso tudo...

A trilha que vivemos, hoje me produziu cansaço, amargor na alma, numa vida que trilhamos, às vezes sem sentido, pois que inocentes sofrem, e culpados se regozijam...

Amanhã saberei como foi a trilha d'Os Zuandeiros, quem caiu, quem foi o Carniça...; hoje vou cuidar para que o Pombinho não se transforme numa, enterrando-o condignamente, entregando-o nas mãos de Deus, se é que Ele se interessa por eles...

Sobre a trilha, parece que algo já me dizia que eu não a percorreria, pois escrevi antecipado sobre ela, coisas subliminares interessantes que não me interessam, pois meu mundo é real, e das coisas escondidas!?, cuida o Diabo, como tão bem deve ter cuidado esse tempo todo, para derrotar a mim e ao Pombinho.

Aprendi também nessa trilha em que vivemos, que não adianta nenhuma revolta, embora dela não consigamos escapar, pois o futuro sempre ameniza o passado, faz esquecer das brasas que queimaram, tornando em vão, qualquer sentimento ruim. Por um longo tempo, sempre que olhar o pasto, verei Pombinho pastando...

Cuidemos das coisas vivas, das coisas reais; deixemos Pombinho em paz, num outro pasto que não sabemos, que não conhecemos, pois que as trilhas continuam...

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário