Dores..., uma difícil convivência...

Se você é o senhor?,

há controvérsias...

Se você é para sempre?,

o Tempo lhe informa...


Dores..., uma difícil convivência...
(Paulo R. Boblitz - ago/2012)


Eu já o havia cumprimentado pelo progresso, e ele, entre uma careta de dor e um sorriso, me agradecia...

- Acidente de moto? - perguntei.

- Nããão... (entrecortado pelo esforço de tentar levantar a perna). Batida de frente com outro carro na BR... - finalizou completando.

Dra. Sine parecendo adivinhar o nosso assunto, achegou-se dizendo ser muito gostoso participar de uma recuperação. Errei minha contagem na série do exercício que fazia, e concordei...

Felizes todos aqueles que levantam alguém caído, dão vida nova a quem está entrevado, que em dores nos cobram as reações, nos tornam Senhores novamente...

Dor, foi ela quem me levou a conhecer a Clínica Vida, Corpo e Beleza, (79) 3246-2012, (www.vidacorpoebeleza.com.br), onde as Dras. Sine e Marcela, aplicaram-me as sessões de RPG e Fisioterapia.

Estava treinando, trechos longos, quilômetros a mais para conquistar a forma de poder subir as tantas ladeiras do sul, e as costas então reclamaram. Era o corpo avisando o alerta, formigando os músculos do trapézio, produzindo torcicolo, endurecendo o pescoço, modificando minha postura sobre a bicicleta, tentando tornar-me impossível o pedalar...

Fui ao Ortopedista, Dr. Luiz Carlos Lopes, que me tranqüilizou, mas pediu radiografias...; biquinhos de papagaio ao longo de uma coluna mal acostumada, conseguidos pelo acúmulo da idade, pelas más posturas que minha mãe tanto combatia com reprimendas, mas que a juventude tudo encara e não dá bola...

Com um desvio de 14 graus na coluna, apresentei-me à Dra. Sine, que mandou-me ficar de pé à sua frente, anotando tudo torto que eu tinha... Deitou-me na maca, puxou minha coluna para baixo, depois puxou minha cabeça para cima, encostou meus ombros na maca, e daí em diante, como timoneira, foi mandando dobrar as pernas, esticando tudo.

Explicou:

- Seus músculos estão contraídos...; temos que alongá-los novamente...

E eu, em posição de rã, ou de sapo com a barriga para cima, sentia cada corda do violino sendo esticada, calor intenso em cada músculo sob tensão...

Dra. Marcela já está quase conseguindo que meu pescoço fique igual ao de uma coruja. Quando de minhas sessões de Fisioterapia, a vejo pondo gente para tentar voar, na outra sala destinada ao Pilates, como aqueles adereços que os carros antigos carregavam sobre o capô, em forma de águias, falcões, estatuetas aladas, recuperando o equilíbrio através da força...

Cada um de nós tem uma história; a minha foi o pedal, que me fez descobrir vícios posturais arrogantes, que nos fazem sentar ou recostar de forma displicente, em nome de um pseudo conforto pontual...

Estou mais alto. Agora o corpo me cobra quando estou em posição anti-natural, e enrijeço-me automaticamente. Aquela curvatura negativa que nos encaminha em direção à morte, afastou-se...; morrerei esguio, melhor que encolhido, pois que até na morte, podemos escolher entre positivos ou negativos, altivos ou derrotados...

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário