Não fui pedalar no Circuito Vale Europeu Catarinense

Nem sempre, querer é poder,

pois há sempre uma escolha a fazer...

São elas que nos apimentam a vida...


Não fui pedalar no Circuito Vale Europeu Catarinense
(Paulo R. Boblitz - mar/2011)

Normalmente acordo bem cedo todas as manhãs, um pouco mais preguiçoso nos dias de folga, quando aproveito e cochilo mais um pouco. Neste domingo de carnaval, acordei diferente, forte e vigoroso...

Mas era Carnaval..! - pensei com meus botões...

Levantei, fiz xixi e para a cama novamente voltei. Olhei a esposa; ela me olhava... - eu a havia acordado...

Tentei dormir mas não consegui, então me levantei e fui escovar os dentes. Enquanto escovava, soltei um pum, e do outro lado da porta, pude ouvir:

- Eu escutei..!

Sorri e terminei a escovação. Abri a porta e a fechei ligeiro. Quando passava para fazer o café, lancei-lhe um beijo e falei:

- Coisas da Natureza...

O café já ruidava na cafeteira, lançando seu aroma incomparável pelo ar, que eu aspirava mais poético, mais entusiasmado, mais cheio de vida.

Lembrei dos amigos que, mais um pouquinho, dariam início ao Circuito. Eliana Garcia daria a largada... Rodrigo Telles e Fábio FES, adiantados, já deveriam estar chegando em seus Postos de Controle... Peguei uma xícara do café forte sem doce, e fui olhar o tempo; estava nublado...

Enquanto sorvia a bebida quente, entre um gole e outro, ia desejando sorte a todos eles, bom tempo e só alegrias, claro, entre as tantas paisagens lindas que apreciariam, renovando cada alma com o elixir de Deus. Olhei minha bici ali de lado, que também parecia me encarar. Passei os dedos no guidão e de repente me vi sacolejando no barro vermelho molhado, fritando peixes na areia grossa, zumbindo como um zangão pelo asfalto...

Eu havia decidido ir, até a negociação com a esposa tinha sido muito boa, mas prioridades se invertem, assim como o tempo vira...

A Roça me chamava...

Talvez algum deles tenha se lembrado de mim; talvez eu tivesse levantado para pedalar o Circuito. Não importa, porque sei que nossos Anjos da Guarda se comunicam, estabelecendo as coincidências. Ficará para 2012, novamente a todos eles eu chamar de Carniçaaa..!

E vi a Eliana, carimbando cada credencial, uma aqui, depois uma outra, pois que existem os dorminhocos. Dos três, é ela quem tem a melhor posição, pois logo começa a pedalar para se encontrar com todos os outros, acompanhada pelos retardatários...

E me lembro sorrindo do Fábio FES, que no penúltimo dia do Circuito Costa Verde e Mar, escutou a manhã inteira o matraquear de uma britadeira a ar comprimido - um bom castigo... Aquele almoço foi muito gostoso, e nossa sobremesa foi observar os barcos descansando nas águas calmas da baía: eu, Eliana, Mônica, Fábio e Lyrio, ali no píer, em Porto Belo...





Rodrigo nos aguardava numa sorveteria em Zimbros, pacientemente, numa longa espera de um dia inteiro, de fazer dó...

São diferentes, são especiais... Em 2012, se o mundo não se acabar, farei muita força para pedalarmos juntos novamente; tratarei de ser o Carniça de novo, coisa muito fácil, porque as belezas são muitas a nos atrasarem, mostrando-nos o lado poético, o lado reflexivo...

Sete dias de muitas alegrias, de muitos convívios, de muitos sorrisos. Sete dias só para nós...

Tomei um banho e fui triste para a Roça, onde o trabalho me espera para soluções, para produções, para construções para um mundo também melhor, principalmente para o meu, pois ver e fazer, constatar a melhoria, sempre nos deixa alegres pela ousadia, pelo sonho que se vai realizando.

Ontem, segunda-feira de carnaval, nos divertimos bastante na cozinha, eu e a esposa - fizemos Quibe de frango e Tabule.

Tempo haverá para novamente pedalar com meus três amigos, Eliana, Rodrigo e Fábio. Enquanto ele não chega, vou pedalando de maneira diferente.

Parabéns a todos vocês que foram, e que o Tempo lhes sorria com amenidades, afinal, vocês merecem...

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário